quarta-feira, 17 de junho de 2009

ENCERRAMENTO CATEQUESE JOVEM - 17 DE MAIO

No passado dia 17 de Maio os grupos do 7º ao 10º volume concluíram as suas actividades.
Tendo como tema "Com _ _ _ _ _ _ à aventura!" começámos o dia visionando o filme "Schreck 1". No final do filme fizemos uma análise ao mesmo e tentámos perceber as atitudes do personagem principal deste filme, a personagem do burro e a personagem da Fiona, a princesa. Chegámos à conclusão que muitas vezes só nos interessamos (e damos mais importância) pela nossa aparência e pela dos outros, pois assim é mais fácil, pois compreender o outro interiormente torna-se muito mais complicado. Após este saudável e agradável debate fomos almoçar. Pelas 14h30 voltámos a reunir. 1ª Actividade da Tarde? Acabámos todos com o rabo no chão!Não vou contar o jogo, pois é uma arma secreta da JM. Fica a mensagem "Se como grupo formos unidos e fortes, a queda é sempre menor." Seguidamente foram vendados os olhos aos jovens e atribuído, a cada um, um animal.



Objectivo do jogo: com os olhos vendados e imitando o animal que te calhou forma o teu grupo.



Uns eram cães, outros gatos, outros patos, outros burros, outros ovelhas...Foi um verdadeiro e autêntico "Jardim Zoológico".





Encontrados os grupos, cada um teve de eleger um porta-voz, um nome para o grupo e um lema/hino que os definisse. Afinal os jovens até têm muita imaginação e originalidade.

Seguidamente foi-lhes proposto novo desafio: o "Jogo dos Sentidos". Eram 5 os postos, onde os jovens testaram os seus sentidos: - Audição - aprenderam cânticos novos; Cheiro - tentaram definir a que cheira Cristo; Paladar - de olhos vendados provaram e tentaram descobrir o que lhes davam (a organização jura que não houve malandrice...); Tacto - quem escrevia mais rapidamente e correctamente, numa folha, as respostas às perguntas do jogo "Quem quer ser cristão?"; Visão - "ver" depois de uma enorme correria qual a equipa que mais rapidamente encheu com água os garrafões...

Regressados ao Centro Paroquial (só a actividade do "cheiro" é que foi feita numa sala do centro; todas as outras foram feitas no parque urbano, junto ao centro) voltaram a reunir-se os grupos para definirem como foi para eles a actividade que tinham experienciado...









Seguiu-se o lanche, ou melhor o resto do almoço, e por fim chegou a Eucaristia, presidida pelo Pe Luís, que esteve sempre connosco, durante todo o dia.







A nossa Bia e o Tiago Inês faziam anos, e claro que lhes cantámos os parabéns!!!

Por fim, e para mais tarde recordarmos, tirámos a foto com todos os participantes...Pena não terem estado mais jovens, mas para o ano há mais!!!





P.S. O que significa _ _ _ _ _ _ ? Cristo. No final de cada actividade os jovens recebiam uma letra, que depois colariam na pagela que lhes foi distribuída. E aqui sm houve malandrice: em vez de 6 papéis os jovens receberam 8, pois o traço do "T" e a "pintinha" do "i" também contam...

Ah...a decoração do salão foi feita pela Dª Cecília, a Dª Silvina, a Dª Vitória e o Prof. Sérgio...Grandes Artistas!!!

1 comentário:

João Pedro Pereira disse...

Pena não poder ter participado neste encerramento, creio que perdi um grande dia
Parabéns JM
Sempre em Grande