sábado, 15 de novembro de 2008

Sessão temática de 07.11.2008 sobre São Paulo

“Foi a 28 de Junho de 2007 que Bento XVI anunciou a celebração de um ano jubilar dedicado ao Apóstolo São Paulo: “É para mim uma felicidade anunciar oficialmente que ao Apóstolo Paulo dedicaremos um especial Ano jubilar, desde 28 de Junho de 2008 até 29 de Junho de 2009, por ocasião do bimilenário do seu nascimento, inserido pelos historiadores entre os anos 7 e 10 d.C.”.

Visto São Paulo ser o centro de atenções do nosso ano pastoral, nada melhor do que a primeira sessão temática deste ano ser dedicada a este apóstolo.

Tanto se têm vindo a falar de São Paulo… Afinal, quem foi ele? Foi isso que nós, o Grupo C (Grupo da Confiança), fomos pesquisar e apresentámos na sessão de dia 7 de Novembro a todos os elementos da JM presentes.

Aqui vai um resumo daquilo que foi a nossa sessão de grupo.

Oração Inicial:
Senhor, não sei por onde começar, nem o que dizer. Ajuda-me na minha hesitação. Coloca as Tuas palavras na minha boca, pois conheces os meus pensamentos antes de eles serem formulados. Envia o Teu Espírito Santo, para que me instrua. Sonda o meu coração e liberta os meus desejos mais profundos e os meus maiores receios, para que eu possa colocá-los diante de Ti e receber a Tua misericórdia. Ensina-me a ter paciência nesta caminhada, pois espero a Tua palavra e estou aberto à Tua vontade. Peço-o em nome de Jesus e do Espírito Santo, agora e para sempre. Amen.


Após a oração inicial, demos a conhecer um breve resumo da vida de São Paulo…



Após esta contextualização, os elementos da Juventude Monfortina foram divididos em cinco grupos com o objectivo de reflectirem sobre diferentes textos e questões que focavam alguns aspectos de São Paulo, para posterior partilha com todo o grupo,

Pedimos ainda a cada grupo que fizesse um acróstico com a palavra CONFIANÇA e que, em forma de oração, completassem a seguinte frase: “Pedimos-te Senhor, que a exemplo de São Paulo, … “.

Eis o resultado dos 6 acrósticos e das frases que, juntas, formaram uma das orações finais da sessão. Ah, pois é! Na realidade foram 6 grupos, visto que nós, o Grupo Confiança (o último grupo que aparece no vídeo que vão ver de seguida), também fizémos um acróstico e uma frase para a oração!

Uma ressalva é o facto de, na foto do nosso grupo, não estarem 3 pessoas que foram parte integrante da preparação desta sessão mas que sabemos que estiveram, em pensamento, connosco (Bia, Catarina e Mariana).

Preparados para o resultado? Aqui vai ele!!!




Para terminar a sessão nada melhor do que fazê-lo com uma oração a São Paulo…

Ó glorioso São Paulo, que no caminho para Damasco fostes tocado pela luz de Jesus, que transformou profundamente a vossa vida. De perseguidor vos tornastes corajoso seguidor de Cristo, destemido evangelizador e fundador fecundo de comunidades cristãs. Rogai por nós, para que também sejamos agraciados com esse espírito de coragem, que nos arranque da preguiça espiritual e nos faça testemunhas convincentes de Jesus, apóstolos para o mundo de hoje. Por vossa intercessão, a messe do Senhor seja enriquecida com muitas vocações missionárias e que a vosso exemplo, levem o Evangelho a todos os povos, para que Cristo seja tudo em todos. São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

"Sejam alegres, Procurem ser perfeitos, animem-se uns aos outros." S. Paulo (2ª Cor 13,11)


Membros do Grupo Confiança
Paula André, Joana Ferreira, Nuno Cunha, Ana Roque, Iolanda Rodrigues, Rute Cerqueira, Mafalda Luís, Rui Barata, Beatriz Mira, Catarina Mira, Mariana Mira e Daniela Melo

1 comentário:

Cris-Tininha disse...

Olá Confiantes!

Dou-vos os meus parabéns, pois o objectivo principal que se pretendia, para uma 1ª catequese sobre S.Paulo,foi alcançado: dar apenas um "lamiré" sobre este grande santo da história da Igreja, o qual iremos descobrir ao longo deste nosso ano.

Obrigada por todo o empenho!

Um beijinho confiante!!!