sábado, 15 de novembro de 2008

Carta do Carlos e Miguel que foi lida no Retiro 2008

Paz e bem são as nossas cordiais saudações ao grupo!
Começamos por agradecer a hospitalidade, o carinho, o amor e tudo quanto tivemos a oportunidade de viver convosco...
Neste momento, como é do vosso conhecimento, encontramo-nos em Itália, numa região muitíssimo bela. Estamos muito entusiasmados com esta nova etapa da nossa formação religiosa que se tudo correr bem termirá como sabeis com a profissão religiosa.
Só para lembrar o noviciado é uma etapa de discernimento vocacional e de maior aprofundamento da vida cristã, humano e intelectual...
Quando chegamos à Póvoa no ano passado, pensávamos que seria um ano terrível e nada agradável, isto porque tinhamos uma imagem negativa dos lisboetas. Mas para nossa maior surpresa a imagem que tinhamos nao correspondia à realidade.
A nossa introdução foi feita no retiro, do qual saimos maravilhados não só pela abertura e acolhimento do grupo, mas sobretudo pela espiritualidade e testemunho que nos deram de Jesus Cristo, bem como de toda espiritualidade Mariana(Monfort).Deixa-nos ainda sublinhar, aliás como muitas vezes o fizemos, que a Juventude Monfortina é um grupo que procura realmente viver os valores evangélicos, na pessoa do padre de Monfort...Isto faz-nos lembrar o recente discurso do Papa Bento XVI aos jovens franceses em que realçava o seguinte: "Estimulo-vos, pois, a ter as palavras justas para anunciar Deus no vosso meio, respaldando seu testemunho com a força do Espírito suplicada na prece — disse o Papa perante dezenas de milhares de pessoas"
Rezemos para que o grupo continue a ser realmente fermento no meio do trigo para levedar a massa como disse Jesus no evangelho, ou seja, que façamos do evangelho a nossa vida.

Ps: Expressões como estas sempre nos acompanharão no nosso peregrinar pelo mundo:
que o grupo seja realmente uma quinta de amizade de "Cristo"...
"Ó Cunha vou te fazer a folha..."
"Miauuuu..."
"Somos muito novas para morrer..."
"O burro anda dai, pensas que eu sou burro ou o que?"
"afinal de conta so tem sete vidas..."
"quando eu era pequenino"
E para terminar: "Não há paciência para tão pouca inteligencia..."

Que Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo por intercessão de Maria Santíssima derrame a sua benção sobre todos nós para que continuemos firmes na sua palavra.
Um abraço a todos e um santo retiro, Carlos "o formador" e Miguel "o formando"

Sem comentários: