quarta-feira, 20 de maio de 2009

Retiro Quaresma - JM + Cadetes Escola Naval - 27, 28 e 29 de Março

No último fim-de-semana do mês de Março, dias 27, 28 e 29, a Juventude Monfortina, grupo de jovens da paróquia da Póvoa de Santo Adrião, realizou o seu segundo retiro anual nas instalações da Casa do Gaiato, em Santo Antão do Tojal, mas, desta vez, com uma participação especial: os cadetes da Escola Naval! Doze Cadetes do 1º Ano e um Cadete do 4º Ano. O acolhimento é sempre um desafio! Caras novas, formas de vida diferentes, caminho cristão diferente! Mas desafio maior foi receber pessoas que se preparavam para receber um sacramento: uns o Baptismo e o Crisma, outros apenas o Crisma. E foi também uma responsabilidade assumida por um grupo de jovens já com uma caminhada consistente, “Com Montfort, por Maria, até Jesus” e, este ano, também com o testemunho e exemplo apostólico de S.Paulo.



Foram várias as actividades propostas ao longo do retiro, ao som de “Ninguém te ama como Eu!”, verso que dá nome a um dos cânticos da JM e que serviu de tema para todo este encontro de partilha. Vimos o filme “Nunca é Tarde Demais”, que nos despertou a atenção para a busca da felicidade nos últimos instantes de uma vida; na oração da noite de sexta-feira, fomos todos convidados a vendar os olhos e a seguir o outro que nos precede, guiando, também, aquele que depositou a sua confiança em nós para o conduzir. Confiança no outro e confiança no Deus que é Amor! Pudemos ver, noutra dinâmica, como diferentes objectos reagem à água (pedra, giz e esponja) e reflectir um pouco sobre as diferentes formas de reagir à Água, à Palavra do Senhor. E para quem se preparava para fazer o Crisma, dizendo um SIM convicto ao Espírito Santo, à imagem de Maria, era importante parar e pensar na nossa própria reacção à e relação com a Palavra, que é fonte de vida!



Outras actividades se realizaram: o jogo dos balões, cujo objectivo era reunir todas as letras de tema do encontro; a catequese dos cadetes com o Pe.Rui, em que fizeram uma abordagem à Lectio Divina, método de leitura, interpretação e apreensão da Palavra e de oração, que culmina com o serviço apostólico; a preparação da Eucaristia e das últimas actividades dos pequenos grupos formados.



O grande momento chegou, então: a Eucaristia, o encontro com o pão e o vinho da salvação! Nela, como participantes que somos, pudemos partilhar a mensagem que as leituras e o Evangelho nos transmitiam e/ou o que o retiro estava a significar para nós. E os cadetes puderam, também, falar sobre o que tinham trabalhado com o Pe.Rui e sobre o passo que iriam dar na quarta-feira seguinte. Deus fala-nos através dos outros, daí a importância da partilha em comunidade.



Por fim, e antes da despedida, os dois grupos deram um pouco de si um ao outro: a Juventude Monfortina mostrou, num pequeno filme, um pouco daquele que tem sido um caminho de oração e serviço, com as actividades e iniciativas que encabeça; por sua vez os cadetes, muito rapidamente fardaram-se, formaram, e através da voz do Cadete do 4º Ano Roberto Colaço, agradeceram a todos o esforço, dedicação e acolhimento, nesta actividade.



Que esta forma de comunhão nos ajude a todos a sermos cada vez mais apóstolos de Cristo Ressuscitado e deste Espírito de Amor que habita em nossos corações, sempre com a certeza de que Deus confia em nós, que caminha connosco e que nos ama como mais ninguém!

Texto Marisa Vaz (gosta de Teatro)

Com alguma tristeza nossa, os Cadetes tiveram de se ir embora na noite de Sábado (28 de Março), mas os JM e as JM continuaram a animação...



MÚSICA - TEMA DO RETIRO - NINGUÉM TE AMA COMO EU
Letra + Pauta - http://cvitamina.blogspot.com/2008/03/ningum-te-ama-como-eu.html
Áudio - http://www.santidade.net/musicasML3.htm
Música: Martin Valverde
Letra: Martin Valverde


Quanto esperei este momento
Quanto esperei que estivesses aqui
Quanto esperei que me falasses
Quanto esperei que viesses a mim

Sei bem o que tens vivido
Sei bem porque tens chorado
Eu sei o que tens sofrido
Sempre estive a teu lado


Ninguém te ama como eu
Ninguém te ama como eu
Olha pra cruz é a minha maior prova
Ninguém te ama como eu
Ninguém te ama como eu
Ninguém te ama como eu
Foi por ti só por ti porque te amo
Ninguém te ama como eu


Eu sei bem o que tu dizes
Mesmo que às vezes não me fales
Eu sei bem o que tu sentes
Mesmo que não o partilhes comigo.

A teu lado caminharei
Junto a ti sempre estive
Tenho sido o teu apoio
Fui o teu melhor amigo.

Sem comentários: