terça-feira, 23 de setembro de 2008

Dia 21 – O último dia do Retiro

Começámos o dia com a habitual oração da manhã, desta vez à entrada da nossa casa, ao invés de ser na capela, entoando o salmo nº 104.
Minutos depois tomámos o pequeno-almoço e juntámo-nos aos nossos grupos para prepararmos a Eucaristia. Com os nossos alegres cânticos, a nossa predisposição para estarmos junto do Pai e as nossas apresentações preparadas anteriormente, assim foi a nossa Celebração.
O Evangelho escolhido para a nossa Eucaristia foi a leitura de Mateus 14, 22-33 onde nos é dito que “Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir até ao outro lado do mar e subiu ao monte para rezar”, pois sabia que o percurso que os mandara fazer iria ser complicado. Jesus decidiu ir ter com os 12, aos quais apareceu caminhando sobre as águas. Os discípulos pensando tratar-se de um fantasma ficaram assustados, mas Jesus disse-lhes: “Coragem. Sou Eu. Não temais.”
Esta leitura também pode ser aplicada na nossa vida cristã: não devemos temer o desconhecido, pois não estamos só, pois o que nos parece por vezes estranho e desconhecido, muitas das vezes é Jesus. Tal como Pedro também nós, por vezes, somos impulsivos e não pensamos com o coração.

Cristina Mendes
Cláudia Rufino
Luís Mendes

Sem comentários: