domingo, 20 de dezembro de 2009

Retiro da JM em Fátima (3)

Cá estou para contar mais um pouco daquilo que foi o retiro da JM em Fátima.

Sábado, dia 5 de Dezembro

A alvorada foi cedo. Às 7h15 os primeiros chegavam ao refeitório, vestidos com roupa desportiva, tal como lhes tinha sido pedido.

Depois de terem comido qualquer coisa rápida, foi a vez do Padre Rui (que já tinha ido dar a sua corrida matinal e nos esperava já na rua) comandar as “tropas”.

Primeiro um aquecimento e depois uma corridinha à volta do quarteirão porque como diz o ditado “Mente sã em corpo são”.

De regresso e depois dos banhos fizemos uma breve oração da manhã na capela e descemos até ao refeitório onde nos esperava um pequeno-almoço reforçado.




Restabelecidos do exercício, vimos a segunda parte do filme.

Depois disso, foi feita a abordagem ao tema do retiro:

“Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?” (Mc 10,17)

Falámos do tema e da sua contextualização bíblica… abordámos a mensagem do filme e a forma como esta se relacionava com a frase bíblica.

Foram, posteriormente, mostradas algumas fotografias de personalidades conhecidas e pedido que cada um escolhesse uma, relacionando-a com o tema (havia várias: Madre Teresa de Calcutá, Aristides de Sousa Mendes, Amália Rodrigues, Elvis Presley, Irmã Lúcia, Karl de Áustria, Maradona, Michael Jackson, Neil Armstrong, Oskar Schindler, Che Guevara).

Estava a ser meio-dia… Eis que chega Monsenhor Luciano Guerra, o convidado que viria partilhar connosco um pouco da sua experiência em Fátima. E foi realmente um testemunho muito interessante.

Para quem não sabe, Monsenhor Luciano Guerra é um nome incontornável ligado a Fátima. Cessou funções como reitor do Santuário, 35 anos depois de ter iniciado o seu reitorado em 1973.

Terminado o testemunho e já com a fome a apertar… toca a almoçar!

De tarde, tivemos um debate sobre três visões possíveis de vida eterna: a histórica, a eclesial e a social. E em conformidade com o facto de termos relacionado, entre outras coisas, a visão social com as obras de misericórdia, foi proposto aos grupos que se reunissem e, com base em textos dados, reflectissem sobre as obras de misericórdia que lhes tinham calhado e preparassem alguma coisa para apresentar aos restantes elementos da JM.

Para relembrar os mais esquecidos, as Obras de Misericórdia dividem-se em obras corporais e obras espirituais. E elas são:

Obras Corporais:

1ª Dar de comer a quem tem fome; 2ª Dar de beber a quem tem sede; 3ª Vestir os nus; 4ª Dar pousada aos peregrinos; 5ª Assistir os enfermos; 6ª Visitar os presos; 7ª Cuidar dos que partem pela morte

Obras Espirituais:

1ª Dar bons conselhos; 2ª Ensinar os ignorantes; 3ª Corrigir os que erram; 4ª Consolar os tristes; 5ª Perdoar as injúrias; 6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; 7ª Rogar a Deus por todos os necessitados, tantos vivos como já passados para além do véu da morte.

Posso-vos dizer que os vários grupos foram bastante criativos.

Depois de feitas as apresentações e, enquanto chegava não chegava a hora de jantar, momento lúdico em que um elemento da JM ouvia uma música e tentava cantarolar para os outros membros do seu grupo adivinharem.

Pouco passava das 19 horas quando fomos jantar. Isto porque logo depois saímos em direcção à Capelinha das Aparições (onde teríamos o Rosário seguida da Procissão das Velas).




E a noite ainda era uma criança… a Via Jubilus era o que se seguia no programa deste retiro. Na Via Jubilus que estava preparada, em vez de meditarmos sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo, reflectiríamos sobre episódios relacionados com o Advento, desde o anúncio do Messias nas promessas proféticas, passando pelo momento de nascimento do Deus Menino, até ao momento em que Jesus se revela sabedoria entre os doutores da lei.

Tinha estado a chover grande parte da tarde e enquanto estávamos na Capelinha das Aparições. Só vos posso dizer que enquanto percorremos as estações da nossa Via Jubilus as nuvens do céu não deixaram a água cair!!! Impressionante não é?

E voltámos a casa, depois de um dia cheio (desculpem o texto tão longo!), onde fizemos a oração final, seguida da ceia antes de recolhermos aos quartos.

Não percam amanhã a descrição do último dia do retiro da Juventude Monfortina em Fátima!

Sem comentários: