domingo, 25 de outubro de 2009


No dia 18 de Outubro a nossa paróquia revestiu-se com ornamentos de festa. A nova Igreja dedicada a Nossa Senhora da Anunciação foi muito pequenina para tamanha multidão. Pois foi, nessa tarde, sob a presidência do nosso bispo, também Patriarca, aquele que era um edifício comum, tornou-se, pela sagração do altar, Igreja. A partir dali é o espaço sagrado, marcado pelo óleo da unção, que significa, consagração e pertencente a Deus. A partir deste dia é o lugar do encontro, da oração, da alegria de comunidade que se reúne, do louvor e da acção de graças, da entrega e da gratidão. É, por excelência, o lugar do sacramento, ou melhor, dos sacramentos.
Foi muito bom, belo e feliz presenciar tanta gente que partilhou da mesma alegria. Muitos vieram de fora, vieram a nosso encontro, e além de celebrarem com júbilo também deixaram 'dicas' que nos deixam no coração o 'perfume da alegria'. A nossa comunidade reuniu-se e uniu-se e isso é de louvar. Os jovens, os que participaram - dos que se ausentaram não reza a história para este dia - fizeram-no com elevação e qualidade qb. No canto e na entreajuda ao serviço da ´mensa' da comunhão fraterna, muitos foram - além de criativos na sua vestimenta - uma presença notada e reconhecida pelos que nos visitaram.
Aqui é mesmo o caso de dizer com Tomé: só vendo com os meus olhos acreditarei. Nós vimos e podemos testemunhar.
Participar na Dedicação de uma Igreja praticamente acontece, salvo excepções, uma vez na nossa vida. Muitos entenderam isso. Felizes!
Agora é necessário ser coerentes com o que foi celebrado, porque a verdadeira Igreja é formada por 'pedras vivas'. São elas que tornam bela a casa e o espaço! São elas que dão vida às formas exteriores. São elas que farão do altar, do ambão, do círio, da pia baptismal e do sacrário, acontecimento vital.
Nossa Senhora da Anunciação, título de Nossa Senhora tão caro a São Luis de Montfort, permita que todos acolham como ela, se tornem disponíveis como ela, digam um 'sim' generoso como ela, estejam presentes nos momentos de mistério como ela - em Caná e junto à Cruz - , intercedam como ela, amem como ela.
25 de Outubro de 2009.
Sempre convosco

2 comentários:

Lucas (J) disse...

Parabéns pela Dedicação da vossa Igreja, melhor nossa Igreja, até porque ontem tivemos a Solendiade Dedicação da Sé Patrialcal de Lisboa. Gostei de ler este post, bem como as informações que constam da última edição da "Voz da Verdade", que sejam verdadeiros Anunciadores e pedras vivas do Templo do Senhor...

Cris-Tininha disse...

Obrigada "Sempre Convosco" pelo texto. Já sabe que sempre que nós queremos, e não "somos distraídos e desviados", nós conseguimos.