quarta-feira, 28 de novembro de 2007

CAMPANHA BANCO ALIMENTAR - 1 e 2 DEZEMBRO 2007

A Juventude Monfortina vai estar no Feira Nova
da Póvoa de Santo Adrião das 9h às 22h
Sábado e Domingo.
No ano em que celebram 15 anos de existência em Portugal, os Bancos Alimentares Contra a Fome vão voltar a recolher alimentos no fim-de-semana de 1 e 2 de Dezembro, em mais de 950 estabelecimentos localizados nas zonas de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Abrantes, S. Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve e Portalegre.

Cerca de 17.700 voluntários vão recolher as contribuições efectuadas nos estabelecimentos comerciais, transportando em seguida os alimentos doados para os armazéns dos treze Bancos Alimentares em actividade. O produto da campanha, ainda com recurso ao voluntariado, será distribuído localmente, a partir da próxima semana, a pessoas com carências alimentares comprovadas através de 1.332 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas e acompanhadas.

Esta é a 32ª campanha de recolha de alimentos organizada pelos Bancos Alimentares Contra a Fome, que iniciaram a sua actividade em 1992, em Lisboa, com o objectivo de minorar a penosa realidade das carências alimentares e da pobreza em Portugal.

A campanha deste fim-de-semana decorre nos moldes tradicionais: voluntários dos Bancos Alimentares Contra a Fome, devidamente identificados, convidam à participação à entrada de cada um dos estabelecimentos comerciais. Para participar, basta aceitar um saco de plástico do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, tais como leite, óleo, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, etc.

De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, ao longo de 2006 foram apoiadas com produtos 1.330 instituições, que concederam ajuda alimentar a mais de 216 mil pessoas comprovadamente carenciadas.

No ano passado os treze Bancos Alimentares Contra a Fome distribuíram um total de 18.014 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 24,3 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 72 toneladas por dia útil.

1 comentário:

Rui Martins disse...

Participamos ao máximo ... vamos fazer da nossa pequena ajuda, uma grande ajuda...

Ajudem seja no supermercado, seja no armazém!!!

Importante é todos nós ajudarmos :)!!

Rui Martins