quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Imagens e momentos de Ribamar


Foi na 6ªf, no meio de uma grande ventania que começou a nossa aventura. Eram cerca de 20h quando deixámos a nossa terrinha, em direcção à Casa do Oeste, em Ribamar!!

Chegados lá, primeira coisa a fazer…Jantar! Sim porque já eram horas e o pessoal já estava com fome!!

Depois do jantar, o belo do peixinho...havia que conhecer o espaço onde iríamos “viver” naquele fim-de-semana!

Primeira sensação daquele espaço, foi o maravilhoso cheirinho que os nossos narizes sentiram!!!eheheh

Segundo momento…a decisão dos quartos!

Primeira informação que tivemos era que as meninas iriam para o 1º piso e os rapazes, para o 2º piso…em relação a quem ficava com quem seria feito através do sorteio…

Contudo para nós rapazes a escolha do 2º piso não poderia ser melhor…sim, porque na altura em que conhecíamos os quartos, vimos uma porta aberta…fomos ver…a bela da CAMARATA!! Claro, que todos nós, quase que em coro, decidimos…queremos a CAMARATA!!! Eheheh

Já as meninas ficaram nos seus quartos particulares…ah e tal uma caminha para cada uma, casa de banho interna, até as chaves tinham… sim, mas como é óbvio, não tiveram a possibilidade de estar numa camarata…se bem que algumas não se importavam de também elas terem essa oportunidade J!

O resto da noite de 6ª f passámos com alegria…a cantar, a conversar ou a jogar às cartas...todo o pessoal se divertiu…digamos que a noite acabou…tarde!!!

Contudo a 6ªf não acabou sem um momento inesperado!...Eram cerca de 23h e muitos minutos, já o último grupo tinha saído da Póvoa, quando se recebe um telefonema…”ah e tal…eu estou em frente ao centro e não está cá ninguém…” … pois foi, de facto a carrinha que já vinha ao nosso encontro vinha com um lugar vago…haviam-se esquecido de um membro…felizmente tudo se resolveu bem, com a simpatia dos pais desse membro, que não se importaram de a ir levar a Ribamar!

Já sábado, foi um dia inteiramente dedicado ao tema do retiro, o Espírito Santo. Entre várias actividades de partilha, de convívio, de conhecimento das pessoas fomos passando o dia!

Não poderão, porém, ser esquecidos alguns pormenores…

De facto, a partir da hora de almoço, sentiu-se que a noite seguinte não iria ser calma! Começou a perceber-se que estava a começar uma “guerra aberta”, entre os rapazes e as raparigas... Cada um dos grupos preparava a sua estratégia para as partidas…o mais engraçado é que todos sabiam disso, e estávamos todos a tentar perceber o que os outros faziam… muitos olhares suspeitos se trocaram, muitas perseguições se fizeram..eheh

O 2º momento, que houve, sem explicação aparente, foi quando o alarme começou a tocar…Fez-nos parar os nossos trabalhos e tentar perceber de onde vinha o problema! As meninas, ainda hoje pensam que foi uma estratégia nossa, dos rapazes, para podermos ter acesso mais fácil aos quartos delas… sim porque elas tinham as portas trancadas!...

O resto do sábado passou-se com uma noite de poemas, imitações de concursos, telejornais e até alguns sketches.

Para “terminar” o dia, houve a celebração da missa!

A partir daqui, alguns optaram pelo sono...outros houve que tomaram decisão diferente… primeira opção jogar às cartas e cantar…depois o recolhimento até aos quartos para dormir...contudo não foi bem isso que se passou…sim porque algumas meninas resolveram criar uma camarata improvisada e então sono…nada…já os rapazes resolveram esperar pelas 4h e 40 da manhã! E nessa altura entrou em acção o nosso amigo “Badalo”!!

Digamos que serviria para acordar as nossas amigas! Como não resultou muito, visto elas terem outra estratégia, lá fomos repetir a graça...pouco passava das 5h da manhã!

Depois desse momento, nós rapazes decidimos dormir. Já que elas ñ davam sinal de vida. Enquanto algumas dormiam, outras tinham receio, nas palavras delas, “tinham medo” de agir logo a seguir a nós, por pensarem que estivéssemos escondidos.

Daí que, ás 7h30 fomos acordados ao som “As meninas da Ribeira do Sado”!!!

Estava iniciado o domingo!

Ao fim do pequeno-almoço, mais uma actividade…esta na praia! Foi uma actividade bastante engraçada, onde num só momento pudemos rezar, cantar e até houve tempo para fazer um jogo de futebol humano!!

Já a tarde foi reservada a um momento para rezar o terço, um jogo de imitação de outras pessoas e do balanço final!

Depois desses momentos, foi a decisão de quem seria os organizadores do próximo Retiro…Rui Gonçalves e Nuno Cunha…depois das meninas, será a vez dos rapazes organizarem o próximo Retiro… nas palavras de um de nós…poderia haver um retiro em cada período! Lololol

Antes de terminar não poderia de ressalvar a presença dos 3 seminaristas que recentemente chegaram à nossa paróquia, bem como a presença do Padre Rui, que ao fim de algum tempo regressou à Póvoa! Presença muito agradável e simpática, que bem nos ajudou durante o fim-de-semana!

Ressalvo também a saudade, que acredito que já todos nós sentimos do nosso amigo badalo, que também nos perseguiu durante os dias, como perseguiu as meninas durante a última noite… Como alguém disse, Retiro sem algum barulho, algumas fugas e brincadeiras pela noite, não é Retiro…

Esperemos então pela próxima oportunidade que possamos repetir a experiência! Que na minha opinião foi bastante importante, principalmente na possibilidade de nos conhecermos melhor e de nos divertirmos, bem como explorar um tema tão importante para a nossa Fé, como é o caso da presença do Espírito Santo…Quem não foi desta vez, não pode faltar ao próximo! Vão se divertir muito, acreditem…

2 comentários:

Anónimo disse...

Hey! Parece que ninguém gostou... ñ dizem nada. =\
Foi brutal ou ñ?
Agora eu e o rui temos que, pelo menos, igualar a qualidade =P

Aproveito pa chamar a atenção que já temos alojamento pa ficheiros =D
Pás actas e tal... também se podem meter as pautas pós artistas =P

PS: Qualquer dia chegamos às 1000 visitas... quero ver também comentários e participação proporcionais!

Cris-Tininha disse...

As organizadoras do 1ºRetiro JM (Tininha e Catarina) relembram que os próximos organizadores não se deverão esquecer do espumante...Lol